My Twitter Feed

August 21, 2018

FENAPSI empossada no CNAS

A Fenapsi foi empossada como uma das representantes da gestão 2018/2020 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A posse aconteceu no dia 05 de junho de 2018, em Brasília, e a diretora da Federação, a psicóloga Vânia Maria Machado tomou posse como conselheira do CNAS, representando a Fenapsi e o segmento das/os trabalhadoras/es no Conselho Nacional. Vânia também é diretora do Sindicato das Psicólogas/os de Santa Catarina (SinPsi-SC).

“É importante a Federação, como entidade sindical representativa da categoria estar novamente no CNAS, pois a Psicologia está entre as 11 profissões que compõem as(os) trabalhadoras(res) do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, frisou a diretora da Fenapsi, empossada no CNAS.

Fenapsi na luta em favor da Assistência Social: Diretora Vânia assina a ata da posse no CNAS

Ela lembrou ainda a contribuição da Federação na área. “A Fenapsi tem contribuído não somente nesta representação do controle social da Policia de Assistência Social, no CNAS, mas também em outros espaços políticos importantes de mobilização e organização dos trabalhadores do SUAS que é o Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS), onde a Psicologia tem contribuído para qualificação técnica, ética e política dos trabalhadores do SUAS com atenção à melhoria das condições e relação e de trabalho, haja vista que o(a) trabalhador(a) é uma das ferramentas fundamentais para operacionalização do SUAS com o compromisso ético/político de atuar na promoção da emancipação e autonomia dos usuários da política”.
Além destes, a Fenapsi também está representada em outros espaços na política de Assistência Social, como: na Mesa Nacional de Gestão do SUAS, na qual a Federação é representada por sua vice-presidente, Fernanda Lous Magano; e no Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS, sendo representada pela diretora Danielle Cezini Lacerda.

A vice-presidente da Federação, durante a cerimônia de posse, fez uma fala em nome do FNTSUAS.

 

CNAS
O CNAS é um espaço de Controle Social importante, onde a articulação e mobilização da Sociedade Civil representada pelos 03 segmentos (Usuários, Trabalhadores e entidades) faz o efetivo controle social da Política de Assistência Social e principalmente para fortalecer o SUAS e evitar o seu desmonte.


Deixe um comentário