My Twitter Feed

November 17, 2018

ARTEMEMORIAPOLITICA, 10/05

O Coletivo RJ MVJ, a Campanha OcupaDops,  a Equipe Clínico Política RJ e o Grupo de Filhos e Netos por MVJ,  convidam:
ARTEMEMORIAPOLITICA

PROGRAMAÇÃO

17H – ABERTURA:

Lançamento e apresentação:

Revista virtual ARTEMEMÓRIA, por Lara Norgaard,

Publicação LAMPEJOS, por Clara Figueiredo,

Site das CLINICAS DO TESTEMUNHO, Tania Kolker e Fabio Campos

Mediação: Paulo Cesar Ribeiro

18H30 – Exibição do média-metragem “DESTEMPOS”,

19h15 -Debate com de Anita Sobar (curadora), Dario Gularte (cineasta), Lara Norgaard, Clara Figueiredo e Tania Kolker.

Mediação: Vera Vital Brasil

DATA: 10/05

HORÁRIO: DAS 17H ÀS 20H30

LOCAL: AUDITÓRIO “APOLÔNIO DE CARVALHO”, 2O ANDAR -MUSEU DA REPÚBLICA

ENTRADA FRANCA

Artememoria é uma revista online de arte em língua inglesa que aproxima a relação entre arte e memória da ditadura no Brasil.Esses são os fundamentos da revista Artememoria: a necessidade de memória coletiva sobre a violência do Estado e uma apreciação do poder da arte na construção dessa memória. Publica arte original, entrevistas, resenhas críticas e mais – em formato digital, de livre acesso, sem fins lucrativos. A LabouisseFellowship da Universidade de Princeton patrocina o projeto.

Lampejos: Arte, Memória, Verdade, Justiça é uma publicação das principais intervenções e trabalhos de coletivos, artistas e militantes que se dedicaram a esta luta nos últimos anos, quando ocorreu uma espécie de nova onda na luta por Memória, Verdade, Justiça.  Re-batismos populares, intervenções estéticas urbanas, escrachos, esquetes e peças teatrais, charges, desenhos e pinturas sobre a ditadura e seu legado. Cartunistas, pintores, estudantes e fotógrafos que com seus corpos, vozes e criatividade denunciam os horrores perpetrados pelo Estado brasileiro.

Site das Clínicas do Testemunho é umaferramenta de divulgação das lutas pela continuação do Projeto Clínicas do Testemunho e dos trabalhos realizados no âmbitodesse Projeto,desenvolvido entre os anos de 2013 e 2017, por meio de Convênio entre a Comissão de Anistia/MJ e entidades da sociedade civil do RJ, RS, SC e SP, para a reparação psíquica dos afetados pela ditadura civil-militar.

Destempos: Testemunho como prática poética é um documentário-manifesto do encontro entre arte, clínica e política. Pessoas afetadas pela violência do Estado em processo de construção de seus próprios testemunhos, do efeito em seus corpos, não apenas como denúncia, mas também uma enunciação criadora. O filme aborda práticas agenciadoras de subjetividades, tornando público os arquivos privados,quebrando barreiras de silêncio e potencializando a luta por Verdade, Memória e Justiça. Produzido no escopo do convênio entre a Comissão de Anistia e o Núcleo RJ/ISER do Projeto Clínicas do Testemunho.

Direção: DARIO GULARTE/ Roteiro: ALAN BRIGAGÃO, DARIO GULARTE E TANIA KOLKER/ Produção Executiva: KELLY SANTOS/ Fotografia e Câmera: GUILHERME FERNÁNDEZ/ Produção: DARIO GULARTE/ Som Direto: BRUNO ESPÍRITO SANTO/ Edição e Finalização: ALAN BRIGAGÃO/ Trilha Sonora: FÁBIO CAMPOS e LEO ALVES VIEIRA/ Assistente de Produção: DANIEL ROKKO


Deixe um comentário